3D.on 3D.on
login
sign up
 
O Método da Extrusão de Círculos

Um hot-end e suas partes



Video ilustrando o método proposto

Clientes costumam questionar sobre "a melhor temperatura para imprimir". Contudo, realizamos que, no caso de ABS, respondendo com "230 C" ou com "entre 220 e 250 C" nem sempre atende bem.

Variações e/ou más calibrações do sensor de temperatura do hot-end e diferentes geometrias e materiais do bloco aquecedor e do bico fazem que o filete de plástico que sai do bico possui uma temperatura desconhecida. Usando filamentos de matéria prima de fabricantes diferentes dificulta a questão ainda mais pois variam os "grades" e as cargas nos plásticos usados.

Por isso, estamos desenvolvendo um método simples que deve permitir, sem instrumentação nenhuma, apenas com a própria impressora, ajustar a temperatura do hot-end e fazê-la comparável com a de outras impressoras. O método funciona assim:

Posiciona-se o bico da impressora em certa altura acima da mesa de impressão. Incia-se a extrusão de uma determinada quantidade de filamento com velocidade de extrusão definida. O filete que sai do bico deita-se na mesa e forma círculos.

O número e o diâmetro destes círculos dependem da temperatura do bico. Numa temperatura maior, o diâmetro diminui e o número aumenta.

O vídeo ao lado ilustra este método.

Exemplos:

  • Uma impressora com, por exemplo, uma maior distância entre o sensor de temperatura e a ponta do bico precisará uma temperatura maior no sensor para criar o mesmo esquema de círculos de outras impressoras.
  • O mesmo vale para um bloco aquecedor feito de latão em vez de alumínio, pois latão possui uma condução térmica menor que alumínio: o sensor de temperatura terá que ter uma temperatura maior.
  • Existem blocos aquecedor com bico integrado que, alem disso, geralmente é curtissimo. Aqui, para criar o mesmo esquema de círculos, a temperatura do sensor tenderá ser menor.
  • Todos sabem: filamentos de materiais diferentes (por exemplo, ABS e PLA) requerem temperaturas de extrusão diferentes. Mas como compará-las? Resposta: através do Método da Extrusão de Eírculos! Será??

Conhecendo bem os resultados deste Método da Extrusão de Círculos com impressoras e com filamentos diferentes poderíamos dar um conselho:

"Imprima aí com uma temperatura tal que produz tantos círculos com diâmetro tal".

Útil para iniciantes e para quem troca (parte do) hardware da impressora ou o filamento. Não é mesmo?

O que nós falta agora são resultados aplicando este método a outras impressoras e com outros filamentos. Por isso, gostaríamos que você realizasse uns ensaios aplicando o método usando sua impressora, com os seus filamentos e nas condições nas quais você costuma imprimir. O gasto em filamento é mínimo (20cm) e o tempo necessário curto (+- 10 minutos).