Filamentos para impressoras 3D geralmente são fabricados em extrusoras. Estas máquinas são de uso universal; a adaptação ao produto final acontece na escolha da matriz projetada para ele.
Filamentos são demandados em cores, diâmetros e materiais diferentes. Para cada tipo podem ser necessários uma matriz diferente e um set-up específico. Devido ao custo dos dois, isso se justifica apenas quando se produz filamentos de cada tipo em enormes quantidades.
A ideia inicial - no ano 2013 - era de desenvolver uma filamentadora compacta e de porte adequado às dimensões dos filamentos, portanto, uma solução entre Lyman e as extrusoras de perfis comerciais, porém, completa, quer dizer, com secagem contínua da matéria prima, desgaseificação, filtragem do plástico, controle de diâmetro, estampagem de uma curvatura, bobinagem automática e torque suficiente para poder produzir alguns metros de filamento por minuto.
Tendo algumas destas máquinas, poderíamos produzir paralelamente filamentos em cores e materiais diferentes sem ter uma troca constante de matrizes e set-ups.
Além disso, para poder oferecer uma paleta rica de filamentos coloridos, era desejável conseguir a coloração diretamente a partir de pigmentos e não de Masterbatch. Masterbatch iria requerer dependência sufocante de fornecedores e investimentos elevados em material estocado.
Atualmente estamos com três filamentadoras:
-
A primeira é dedicada à fabricação de filamentos ABS.
-
A segunda é dedicada para a fabricação de filamentos radiopacos XCT.
-
A terceira filamentadora não possui secador contínuo e é destinada à fabricação de
- filamentos de olefinos (PP, PE, etc) e outros polímeros hidrofóbicos (p.ex. PVC) que todos não requerem secagem antecipada e/ou
- filamentos de outros materiais especiais que, devido à pequena quantidade processada, podem ser secados separadamente. Citamos aqui, como exemplo, filamentos compostos de uma base polimérica (binder) com certa carga metálica e/ou cerâmica (filler) (o que está em pauta atualmente).
Além disso estamos preparando uma quarta filamentadora, agora com extrusora dupla. Com ela poderemos realizar misturas próprias de polímeros e cargas metálicas ou cerâmicas e produzir filamentos delas. Tem muita coisa para fazer!
Florianópolis, fevereiro 2022