Blog
Relatamos, nesta página, de forma cronológica, fatos novos tais como introdução ou renovação de cores, materiais, promoções de filamentos, alterações no site, aplicações mencionáveis, etc.
20/03/18
Refis de filamento

Recebemos diversas opiniões de clientes sobre o sistema MasterSpool: está sendo elogiado, porém, o fato que cada um tem que imprimir o(s) próprio(s) carretel(is), não agradou.

Isso levou à ideia de oferecer um refil para os nossos carretéis comuns. Adaptamos a nossa rebobinadora e fizemos testes. Agora somos capazes de oferecer refis de verdade, com todas as vantagens que o sistema MasterSpool já trouxe - redução de custos do produto e do envio, além da questão ambiental - veja mais detalhes aqui.
Retrospectivamente, essa solução parece a mais simples e direta; mas não era ela que veio à mente desde o começo.

Em função disso, não levaremos o sistema MasterSpool, iniciado no mês passado e introduzido aqui no blog, em diante. Clientes que já adquiriram bobinas MasterSpool serão indenizados em forma de refis.
ilustracao

14/03/18
Sistema MasterSpool 2
(abortado)

Redesenhamos o carretel MasterSpool e estamos disponibilizando a versão 2 para download. As dimensões permanesceram. O que mudou é que agora pode-se separar novamente uma bobina MasterSpool do carretel - veja na última seção do vídeo.

Também já temos algumas cores (por enquanto, natural, branco e cinza médio) em forma de bobina MasterSpool no estoque. Conforme produzimos filamentos de cores básicas sempre prepararemos algumas bobinas para deixar no estoque.

Na página da escolha de produtos, deslocamos a coluna "bobinagem" mais para a esquerda para destacar este novo sistema. Aliás, essas colunas podem ser deslocadas por você mesmo mediante um clique nas setas curvadas ao lado do título de cada coluna.

Novidades sobre o sistema MasterSpool vamos publicar aqui. Esperamos que o sistema vingue.
ilustracao

22/02/18
Sistema MasterSpool 1
(abortado)

A impressão 3D tem um problema permanente: o acúmulo de carretéis pós-uso e não reaproveitados.

Uma possível solução surge na forma de um um sistema inovador que segue o conceito do "faz em casa" da nossa arte. A ideia é que fornecemos apenas a bobina de filamento com dimensões padrão (parte azul na figura ao lado), mas sem o carretel, e vocês imprimem o carretel aí em casa (partes em cinza, na figura). Isso traz vantagens:
  • Filamentos serão mais em conta, já que não se precisa mais adquirir os carretéis em cada compra junto.
  • Economia no transporte, já que a remessa sem carretéis fica mais leve.
  • O fim do drama ambiental "carretel-vira-lixo-após-o-uso".

Mais informações e os desenhos 3D dos carretéis aqui.

Estamos trabalhando na implantação do sistema. Em breve ofereceremos as bobinas.
ilustracao

29/12/17
Melhorando o Bobinamento dos Carretéis
Fabricamos os filamentos através do processo de extrusão. Um dia de produção ininterrupta resulta em um cordão quilométrico de filamento.
Após a produção, esse cordão é particionado e rebobinado nos carretéis de 500g e 1kg. Esse rebobinamento requer uma máquina específica. A nossa é configurável a diversos tipos e tamanhos de carretéis.

Na semana antes do Natal fizemos um up-grade na nossa rebobinadora e conseguimos enrolar os filamentos agora com mais precisão e repetibilidade.
Isso não melhora a qualidade dos filamentos, mas traz segurança ao processo de rebobinagem; além de resultar em um produto com aparência melhor.
ilustracao

11/12/17
Shrek




A pedido de um cliente desenvolvemos a "cor do Shrek" - ao lado uma imagem de teste (impressa em duas cores - "Shrek" e "marrom escuro" em camadas de 0,2mm).

Temos filamentos com outras cores para imprimir bonequinhos e animações, tais como "cor de pele", "pele rosada", "chocolate", "chocolate ao leite" e outras.
E sempre há a possibilidade de desenvolver cores novas ... . Para maiores informações, por favor, acesse esta página.
ilustracao

15/10/17
Filamentos sempre secos
ABS, PET-G e outros polímeros usados na impressão 3D são hidrofílicos, quer dizer, ’'gostam de água'’ e atraem a umidade do ar. Imprimindo com filamento de plástico úmido prejudica a integridade e o aspecto visual da peça impressa.
Tratamos a questão da umidade como um dos tema nas nossas dicas de impressão - dê uma conferida. Nessa abordagem publicamos também um manual sobre a construção de uma pequena estufa. Um protótipo dessa estufa foi apresentado no 4. encontro RepRapSul. Serve para secar filamentos e manter até 5 kg de filamentos secos. A estufa é compacta e feita de materiais em conta e acessíveis no comércio comum.

Ficaríamos satisfeitos caso alguém que construiu esta proposta ou algo similar relate sobre a experiência, tanto na construção como no uso.
ilustracao

12/09/17
4. encontro RepRapSul
Sábado passado teve o 4. encontro RepRapSul, no CTAI SENAI de Florianópolis. Foram expostas umas dez impressoras FDM de diversos gêneros.

3D.on apresentou os seus produtos de duas formas:
  • os carretéis com os filamentos de todas as cores disponíveis e
  • um mostruário com peças impressas de todas estas cores.
Além disso, apresentou um modelo simples de uma estufa para secar e manter até 5 kg de filamentos secos. Esta estufa pode ser construída por qualquer um e os materiais necessários são fáceis de encontrar e a montagem fácil de realizar. Algumas peças podem ser impressas.
Recebemos pedido de elaborar um manual mais detalhado e o publicaremos em breve. Valeu a ideia.
ilustracao

02/09/17
Página "Dicas de Impressão" renovada
Revisamos as nossas dicas de impressão. Agora contêm mais detalhes e são mais completas, baseadas em mais experiências.

Somos fabricantes de filamentos, portanto nos concentramos em aspectos que atingem a interface entre impressora e filamento - o hot-end da impressora. Neste sentido, não abordamos outros assuntos da impressão 3D como, por exemplo, questões da calibração ou problemas mecânicos da impressora.

Esperamos que essas dicas ajudem usuários iniciantes e também os mais avançados. Sempre estamos abertos para discutir os assuntos.
ilustracao

20/06/17
A Minibot de ABS
A Blanktech aqui de Florianópolis desenvolveu uma impressora compacta e portátil "plug and play" chamada MINIBOT 120: é feita toda em acrílico transparente e fornecida dentro de uma mala para o seu transporte. Foi projetada principalmente para impressões com PLA.

Agora será lançada a MINIBOT 130: terá mesa maior e aquecida, além de cabeçotes intercambiáveis para a impressão com materiais diferentes. É aqui que entra a 3D.on, pois a Blanktech produzirá as peças intercambiáveis em ABS com cores diferentes facilitando, desta forma, a escolha entre possíveis combinações de montagem.

Recebemos fotos de peças impressas por protótipos da nova MINIBOT em ABS de diversas cores da 3D.on - veja a montagem "Todo Mundo de Olho na Minibot" ao lado.

Desejamos sucesso à Minibot 130.
ilustracao

29/05/17
Filamentos com novas cores sob encomenda

A 3D.on mistura pigmentos líquidos aos pellets plásticos na hora da produção dos filamentos coloridos. Isso abre a possibilidade de poder fabricar filamentos de "qualquer" cor e tonalidade.

Se você estiver procurando filamento com uma cor não disponível no nosso site, podemos desenvolvê-la. Para obter mais informações, por favor, acesse esta página.
ilustracao

22/05/17
Emitimos nota fiscal

A partir de agora, emitimos nota fiscal. Forçados por lei, somos obrigados a emiti-las para todos os clientes jurídicos e aqueles clientes pessoas físicas que recebem os filamentos fora de Santa Catarina. Para o resto, a emissão é opcional.

Por enquanto, trata-se do tipo NFA-e ("nota fiscal avulsa eletrônica"). Para emiti-la, temos que entrar num site da receita estadual e preencher item por item - o sistema deles não permite importação de dados. Dá um certo trabalho e a interface não é das melhores ...
ilustracao

30/03/17
Rastreabilidade dos nossos filamentos
A partir de agora, os nossos filamentos possuem um código de rastreabilidade. Ele consta numa das etiquetas no carretel - veja exemplo na foto ao lado.

Caso tenha um problema com um filamento podemos, mediante o código de rastreabilidade, consultar o protocolo de produção dele. Neste protocolo é fixado o histórico de diversos parâmetros e variáveis da produção, tais como set-points, diâmetros, vazão, tonalidade da cor e outros. Eventuais falhas nos filamentos poderiam ser reconhecidas.

Esperamos que estes códigos nunca precisarão ser usados.

ilustracao

08/03/17
Filamentos em promoção
Quando trocamos, na fabricação de filamentos, a pigmentação para produzir filamento de outra cor, a extrusora necessita de um tempo para estabilizar o diâmetro e a cor. Isso resulta em certa quantidade de filamentos que não atendem completamente as exigências de qualidade e não podem ser vendidos como "produtos padrão".

Mesmo assim, para aplicações menos exigentes, tais como testes, protótipos ou simplesmente objetos pessoais, muitas vezes, estes filamentos servem e poderiam ser usados para a impressão 3D. Resolvemos, portanto, abrir "uma nova pasta" e oferecer estes filamentos, devidamente caracterizados, a preços mais acessíveis.

Aproveitem!
ilustracao

10/02/17
Portfólio avançando


O nosso painel com as peças coloridas impressas de mostruário está ficando cheio! Compare com o último post sobre ele.

Porém, vem mais ...
ilustracao

02/11/16
Impressão pré-natal

A curiosidade dos futuros pais por imagens do neném que ainda nem nasceu é muito grande. Hoje em dia, a tecnologia de formação de imagens por ultra-som é tão avançada que já se consegue reconhecer mínimos detalhes no corpo de um feto.

A empresa Biokyra, aqui de Florianópolis, lançará em breve o serviço de impressão 3D de faces de fetos a partir dos dados obtidos por ultra-som. Assim será possível que os esperançosos pais obtenham o primeiro retrato 3D do seu futuro filho.

Parabens a esta inciativa!
ilustracao

17/08/16
A 3D.on na RepRap-Sul


Sábado passado teve o 2. encontro reprap-Sul de "impressionistas 3D", no CTAI SENAI, aqui em Florianópolis. Foram expostas uma dúzia de impressoras FFF (FDM) de diversos gêneros.

A 3D.on apresentou a sua paleta de filamentos coloridos feitos em ABS e mostrou filamentos de nylon e de metal, os dois ainda em estudo.

Agradecemos ao Paulo Blank da MiniBot pela oportunidade de poder participar deste encontro e ao nosso cliente Andre Ruiz pela foto ao lado.
ilustracao

28/07/16
Cirurgia 3D
Um dos nosso clientes, o Dr Bruno B. Gobatto do IOT em Jaragua do Sul, é ortopedista especializado em ombro e cotovelo. No planejamento das suas cirurgias ele usa a tecnologia 3D.

A foto ao lado é um exemplo: mostra o modelo impresso da glenoide de um paciente. Este osso terá que ser cortado e fixado com 2 parafusos. O modelo permite o Dr Bruno, antes da cirurgia, elaborar um guia para definir o local e possibilitar o posicionamento ideal dos parafusos. Desta forma, ele diminui as chances de erro, o tempo cirúrgico e o sangramento durante a cirurgia.

Desejamos sucesso e estamos orgulhosos de poder ajudar nesta aplicação tão útil.
ilustracao

27/07/16
Pesquisando cores

Um cliente pediu filamentos de cor "amarelo Caterpillar" e entregou um brinquedo que possui a cor das escavadeiras originais desta empresa. Fizemos vários filamentos e imprimimos amostras para conseguirmos nos aproximar o mais perto possível da cor original.

Na foto ao lado, na parte de cima, o brinquedo. No meio, da esquerda para direita, as amostras impressas de diversas cores, aumentando no teor de vermelho; de cima para baixo diminui a intensidade do respectivo tom. Na parte inferior da foto, gotas dos pigmentos usados para a fabricação dos filamentos das respectivas amostras.

O caminho a partir dos pigmentos até a cor certa é longo. Esperamos que o cliente aprove!
ilustracao

25/07/16
Nova conta bancária
Nos últimos 100 pedidos houve apenas um que depositou na nossa conta no Banco Bradesco. Encerramos-a e disponibilizamos outra no Banco Itaú.

Vamos ver se terá uma procura maior.
ilustracao

01/07/16
Lançamento filamento com a cor pele clara
  • RGB: 255 200 130
  • em ABS 1,75mm
Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado.
ilustracao

19/05/16
Aplicação da impressão 3D


Um dos nossos clientes de Recife - Dr Romero Antunes Barreto Lins, Ortopedista especializado em Cirurgia de Joelho e Quadril - enviou esta foto do quadril de um dos seus pacientes impresso com o filamento ABS de cor natural da 3D.on.
Extraiu os dados 3D da tomografia do quadril e usa o modelo impresso para auxiliar na cirurgia.

Parabéns por esta iniciativa.
ilustracao

11/05/16
Lançamento filamento com a cor açafrão

  • RGB: 245 195 50
  • em ABS 1,75mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor açafrão
ilustracao

27/04/16
Lançamento filamento com a cor ametista

  • RGB: 160 100 160
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor ametista
ilustracao

22/04/16
Lançamento filamento com a cor roxo

  • RGB: 130 60 130
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor roxo
ilustracao

20/04/16
Renovação de estoque de filamento vermelho

  • RGB: 240 040 020
  • em ABS 1,75mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor vermelha
ilustracao

19/04/16
Renovação de estoque de filamento preto

  • RGB: 000 000 000
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor preto
ilustracao

15/04/16
Nosso portfólio
A foto ao lado mostra um painel na parede com objetos impressos com filamento das diversas cores que oferecemos. Cada objeto é uma roda de dente com 5cm de diâmetro.
Na linha inferior, da esquerda à direita, as cores azul claro, -celeste, -azteca, -marinho e -arara recentemente lançadas.

Há bastante espaço ainda para mais rodas com outras cores - aos poucos estamos o preenchendo.

Somos orgulhosos disso.
ilustracao

14/04/16
Lançamento filamento com a cor azul arara

  • RGB: 020 060 140
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor azul arara
ilustracao

11/04/16
Lançamento filamento com a cor azul marinho

  • RGB: 050 070 170
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor azul marinho
ilustracao

05/04/16
Lançamento filamento com a cor azul azteca

  • RGB: 090 140 190
  • em ABS 1,75mm e 2,85mm

Exemplo de peça impressa nesta cor na foto ao lado


informações sobre as nossas cores
compre filamento de cor azul azteca
ilustracao

03/04/16
Emissão da página blog
Este blog apresentará, de forma cronológica, novidades sobre os nossos produtos e da comercialização deles.
A intenção é criar posts curtos, objetivos e informativos.

Futuramente implantaremos a possibilidades de receber posts atuais via e-mail ("newsletter").

Esperamos que aproveitem.
ilustracao